sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Felix Mendelssohn-Bartholdy - Biografia

Jacob Ludwig Felix Mendelssohn Bartholdy nasceu em Hamburgo (Alemanha) a 3 de fevereiro de 1809. Neto do filósofo Moses Mendelssohn, pertencia à família de ricos banqueiros judeus, convertidos ao cristianismo. Recebeu educação cuidadosa: além de piano e composição, estudou literatura e arte, dominando a expressão literária com a mesma facilidade com que dominou a música. Estudou em Berlim (1811), e depois em Paris.
Mendelssohn começou a dar concertos aos nove anos de idade! Por essa época publicou uma tradução da Adreana, de Terêncio e em 1821 esteve em Weimar, tocando na presença do poeta alemão, Goethe. Terminou diversas peças musicais, entre elas a abertura Sonhos de uma Noite de Verão (1826), e representou a ópera As bodas de Camacho.
De 1826 a 1828, Mendelssohn frequentou a Universidade de Berlim, e ao longo de sua trajectória académica teve a possibilidade de ter mestres de grande prestígio, entre os quais se distinguiram nomes como o de Hegel, Carlos Hitter e Eduardo Gans. Mendelssohn destacou-se em quase todas as disciplinas, excepto em matemática e física, e falava vários idiomas. A fim de completar a sua formação estética, Mendelssohn estudou artes plásticas com João Gottlob Rösel, da Academia de Belas Artes de Berlim. Mendelssohn pintou durante toda a sua vida, dominando a técnica da pintura e aquarela. Apresentava, ainda, destacado desempenho nos desportos e costumava praticar exercícios como a equitação e a natação. Também era, segundo diziam, um excelente dançarino.

Sem comentários:

Enviar um comentário